segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Sentimento x Lógica

Li um excelente texto e me vi em várias colocações, porém, uma em especial me fez escrever: 
"Quando não damos atenção ao que sentimos, estamos fechados aos sentimentos alheios."

Lendo-a re-fiz um questionamento:
"Por que ignorar um sentimento e reagir de forma lógica?"

A lógica é um mecanismo que permite avaliar com mais clareza a situação, sem a névoa que são os sentimentos, que acabam impedindo de ver além do momento e da sensação que existe.

Existem inúmeros aspectos que podem influenciar uma escolha lógica, experiências, ideologias, convivência, amizades, conveniência, enfim, por se tratar de algo lógico, utilizamos quase tudo que possuímos, ignorando aquela sensação boa sobre a pessoa, a resposta lógica é "sim" ou "não", não há meio termo.

Aí que mora o erro. Sentimentos são mais que "sim" ou "não", eles crescem devagar e se desenvolvem gradativamente, melhorando o que já temos de melhor. 

Não podemos nos concentrar no que foi o final de um relacionamento, o que nos causou depois ou cicatrizes que deixou. Lembre dos momentos bons e utilize isto para definir se a pessoa que você deseja pode te causar esta mesma sensação ou uma maior.

Paixão é loucura. Amar é um aprendizado constante do que a outra pessoa é e o que ela adiciona em sua vida. Os relacionamentos estão condicionados à durar o tempo da paixão porque as pessoas não conseguem mais aprender sobre a outra, respeitar e valorizar isto, a demanda de sexo fácil faz isto. Muitas pessoas não se valorizam mais e não valorizam seus parceiros, querem se divertir ao máximo, seja solteiro, namorando ou casada.

Desta forma não dá. Desta forma, é preferível continuar lógico e errando, ao se colocar em uma situação onde o respeito virá só de uma parte.

Será excelente o dia em que este pensamento mudar, isto significa que houve alguma pessoa que mostrou o mesmo.

Que este dia chegue!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Destino

Uma amiga me perguntou: "Você acredita em destino?"

Minha resposta foi: "Não."

Não acredito que exista algo predestinado. Acredito que as escolhas moldam onde estaremos.

Mas esta é uma pergunta difícil de responder, não é? Porque sabemos de casos onde um dá certo e outro não, ou aquele casal que "nasceu" para estar junto, é bem difícil pensar nisso e ter 100% de certeza na resposta.

Eu penso que são as escolhas por um motivo óbvio, eu poderia ter sentado e aceitado meu destino que tenho tendência a ser obeso e ter ficado ali, mas eu escolhi diferente. E aí, qual era meu destino, engordar para depois emagrecer? Que tipo de destino é esse?

Não estou dizendo que não devem haver percalços em um caminho "pré-descrito" como o destino, mas e se eu escolhesse ficar lá? Meu destino era um e agora meu destino é outro, é aí que entra a questão.

O Destino é o que nos convém de melhor e serve muitas vezes mais de desculpa ou de forma à explicar o inexplicável. Não precisamos aceitar o que o destino nos impõe, podemos criar nossa linha temporal do destino e moldá-la de acordo com o que acreditamos.

Mas, será que não foi o destino que o colocou aqui lendo este texto e agora fará com que mude o próprio destino?

Hmmm...

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Get over it...

Cada pessoa é única, não há dúvida quanto à isto. Sendo assim, superamos as dificuldades cada um de sua forma, seja ela qual for, cada solução é diferente.
 
Isto significa que não há fórmula mágica, cada um viveu a sua experiência, tem seus bloqueios mentais e pessoais, então a complexidade é imensa e torna cada situação única igual a própria pessoa, porém, existe duas características que definem um processo de superação que são: QUERER e AGIR. Não adianta, por mais que fale, pense, sem o real desejo de superar e a ação, coisas ditas e pensadas não serão nada.
 
Acredito que é neste ponto que as pessoas divergem entre si, não há quem não fique remoendo algo que incomoda, que fez mal, um amor não correspondido, um pé na bunda, enfim, os motivos são diversos, mas a questão parte do princípio de SUPERAR.
 
Algumas cicatrizes saram com o tempo, outras são instantâneas, mas o que não podemos fazer é nos abraçar no que não temos controle, devemos focar no que depende apenas do nosso esforço para alcançar, sempre há tempo para ser feliz, basta querer.
 
Por experiência própria, muitas vezes a pessoa não vale nem 5% do esforço que foi disposto à ela, mesmo que doa, olhe para o que é de merecimento seu e insista até ter o que merece, se contente apenas com o máximo.
 
Nós criamos nossos próprios monstros e escolhemos lutar ou deixar que eles vençam. É necessário olhar o lado bom de tudo que acontece, para então buscar o equilíbrio das coisas, talvez seja necessário olhar para dentro de si antes de sair tentando buscar algo em outra pessoa, procure ser melhor por você e não para que alguém veja, aí você se amará muito, e isso, muitas vezes, será o suficiente. Parece clichê dizer isso, mas é a maior verdade, basta querer e agir desta forma. Estando de bem consigo, é possível alcançar o que quiser.

Ser feliz só depende de si, as barreiras que impedem isto são moldadas por nós. Deixe que suas barreiras permitam a felicidade.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Mudar parte 3

Certamente as perguntas que mais ouço são:
- O que você fez?
- Por que você fez?

Já respondi ambas aqui, mas tem uma que poucas pessoas fazem:
O que te mantém motivado?

Meu objetivo não é meramente estético, envolve minha saúde, eu realmente não quero parar de me sentir assim. Isso que me motiva. As mudanças que causei, refletiram na minha vida no geral e nem sempre as mudanças são boas de aplicar. Acordar às 5:30 da manhã para fazer tiros de 30 ou 60 metros na rua, com um tempo de meta à cumprir, será que a motivação estética seria o suficiente? 

Não sei, mesmo com o foco na saúde precisei de muita força mental para alcançar meus objetivos até o momento. Já pensei com motivação estética e desisti. Talvez também, as pessoas que me instruem hoje sejam mais capazes de me manter motivado, eu sempre estou fora da zona de conforto, sempre me desafiando, sempre querendo mais e sempre tentando ser melhor que o dia anterior. Porque não é apenas uma questão de emagrecer, atingir um corpo musculoso, ser "fit" ou qualquer outra coisa, é ter saúde e qualidade de vida. Não sei quais serão meus objetivos com meu corpo, mas tenho certeza que sempre estarei pensando em ter saúde e qualidade de vida.

Eu não estava infeliz com o que eu tinha, mas a minha felicidade hoje é maior, eu trouxe novos meios de tornar mente e corpo mais felizes. Se disser que me arrependo de algo, é de não ter enxergado antes, mas as coisas acontecem no momento certo e não posso mudar o que passou, posso tornar o que virá melhor que é o que tenho tentado.

Ajuda muito, pessoas que me encontram e reconhecem meu esforço, mas o que mais me deixa orgulhoso é conseguir motivar algum amigo, colega de trabalho, que está querendo se cuidar, eu só apoio pois sei o quão difícil é começar, tento colocar para estas pessoas que o maior foco deve ser a saúde, que todo o resto virá como consequência. A pessoa deve sentir e ficar atenta à saúde voltando ao corpo, tarefas diárias que eram uma tortura se tornam fáceis, a preguiça vai embora, é tanta coisa que muda que às vezes é difícil administrar.

Então é assim que a evolução da saúde vai, aos poucos e gradativamente, no final, a jornada que me trouxe até aqui é algo que estou apreciando muito, vivendo sempre da melhor forma possível e tentando fazer a diferença, se isso trará algum resultado para alguém eu não sei, mas tenho certeza de que faço com o maior prazer.

Vamos que a evolução não para! Deixo abaixo a mudança de Agosto para Setembro!




quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O que tiver que ser, será...

Estou há quase 5 anos ou mais solteiro. Neste tempo, tive a oportunidade de conhecer diversas mulheres, todas elas eram, do seu jeito, interessantes. 

Todas as pessoas solteiras "correm o risco" de se apaixonar, não existe uma lógica ou algum cálculo que possa definir um padrão para o que acontece dentro da cabeça de uma pessoa, que faz com que tenha a necessidade de ter uma única pessoa ao lado.

Sendo assim, não existe um padrão para se apaixonar, mas as pessoas tem que se dar conta que: Não existe pessoa perfeita.

Escrever isso é o mais comum que existe, mas acho que é o que as pessoas mais deixam de levar em consideração. Eu já estive tentando ser uma pessoa perfeita para outra pessoa. Não me arrependo de ter tentado isto, mas aconteceu o que falei acima, ninguém é perfeito. Como todos os seres humanos, tenho meus dias ruins e talvez, na ânsia de ser o que não sou, acabei gerando frustrações que tornaram algo bom, ruim.

Isso certamente foi um aprendizado, afinal de contas as pessoas precisam estar ao lado de quem naturalmente as torne melhor, sem motivos, simplesmente por existir. Talvez por isto que seja tão difícil "estar atrás" de alguém e muito mais dar chance para a pessoa. É tanta coisa inclusa que às vezes também acho demais. É provável que muitas pessoas pensem assim, porque vejo muitas pessoas tomando as mesmas atitudes que eu tomava. Não acho que estejam erradas, cada pessoa possui seu motivo, mas tampouco elas estão certas, afinal de contas, podemos deixar passar a chance que está bem à frente do nosso nariz, por simplesmente não se permitir que as coisas aconteçam.

Provavelmente eu já perdi alguma chance assim, com certeza não sei dizer, mas provavelmente perdi, também não adianta agora tentar voltar atrás, afinal de contas a chance já passou. Dizem que as pessoas devem se relacionar com quem conseguem passar horas sem realmente ver as horas passarem. Então, talvez seja o momento de olhar para os lados e tentar perceber se algum detalhe não está passando despercebido e talvez a resposta te faça espirrar.

Deixar que a chance passe, pode impedir de viver algo muito bom, não necessariamente algo para a vida toda, mas algo que fará com que tenha algo grandioso, bonito e o que tiver que ser, simplesmente será. Seja verdadeiro(a) com sua vida que certamente ela te colocará ao redor das melhores opções, não minta para si, é impossível enganar sua verdadeira natureza, aí será possível poder admirar qualquer paisagem com o coração e a mente em plena sintonia.

Ser mais, ou menos feliz, depende apenas de nós. Seja você por completo e o que tiver que ser, será...

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Mudar parte 2

Desde que iniciei o processo de mudança de hábitos percebi que, trabalho, rotina, vida social, sono, enfim, todas as coisas que fazemos influenciam no processo de melhorar a saúde, muitas pessoas não entendem isso. 

Não consigo lembrar quantas vezes eu ouvi: "Qual dieta que você está fazendo?" ou "O que você está tomando que emagreceu tanto?" ou "Você fez redução de estômago?"

Tentar explicar é inútil, as pessoas não querem entender, preferem tomar algo, fazer as benditas dietas da lua, comer o que não engorda ou sei lá o que e principalmente procuram atalhos. A grande questão é: Não existe atalho.

É preciso muito mais que comer ou beber algo ou uma cirurgia bariátrica para mudar, existem muitos casos de pessoas que fizeram a cirurgia e voltaram ao peso, não é apenas o corpo que tem que mudar, a mentalidade e os hábitos são tão importantes quanto fazer exercícios e cuidar da alimentação. 

Procure equilibrar os pontos da vida e, aos poucos, tudo começa a melhorar. Nós temos a tendência de ter que sofrer na pele para mudar, não espere ser obrigado a mudar, mude por vontade própria. Eu estava em um ponto que, ou mudava por conta própria ou a vida viria cobrar o preço, tive sorte de enxergar e ter pessoas dispostas a me ajudar.

Não tente cortar etapas, todas são importantes para que o corpo e a mente evoluam, procure profissionais para apoiar, nutricionista, educadores físicos, que entendam e estejam junto com o objetivo. Eu achava que era bobagem ter uma pessoa que fizesse meu acompanhamento, mas influencia e principalmente o contato direto com esta pessoa traz melhoras, passamos a entender melhor nosso corpo.

Tudo influencia, mas o que fará a maior diferença é a vontade de mudar, esta vontade quando traduzida em ações fazem isso:

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Faz de conta...

Há algum tempo que o dia dos namorados faz floriculturas, restaurantes comércio e é claro os motéis faturarem como nunca, mas uma questão que tem chamado a atenção ultimamente são as declarações no Facebook.

É engraçado ver aqueles casais que você sabe que só estão juntos por mera conveniência fazendo juras de amor, "eternos namorados",  "te amo pra sempre" e aquele mel todo que só esses dias que são meramente comerciais trazem.

Se não é meramente comercial, então por que o dia dos namorados não é todo dia? Por que não agradar a pessoa que você ama todo dia? Ou surpreendê-la só pra variar?

Parece que as pessoas estão mais preocupadas em mostrar as coisas do que realmente se importar com elas. Não é pra repetir, mas de fato se importar, acho que isto tem se perdido em mesquices que as mídias sociais tornam o ser humano.

Basta pensar de fato quantas vezes, tirando "os dias para isso" que você teve alguma atitude onde valorizou a pessoa que diz que ama ou seu pai, mãe, irmão, amigo, qualquer pessoa que realmente tenha importância na sua vida.

Talvez os likes acabem sendo mais importantes do que a homenagem de fato, isto, infelizmente tem sido mais comum do que acreditamos e é uma pena, estamos deixando de ser de verdade para viver de aparência na "realidade" virtual.